-
-
Mendes, Marco César de Oliveira
(2023)
Este trabalho é o resultado de um produto educacional para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, que propõe a construção de miniestação meteorológica para associação teórico prática do ensino de física. ...
-
-
Silveira, Alexsandro Neves
(2023)
A presença do celular em sala de aula é um desafio e pretendemos, ao invés de
enfrentar tentando minar sua presença nas salas de aula, usá-lo como um aliado no
processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Física. Nesse ...
-
-
Ferreira, Luis Henrique Lucas
(2023)
Este trabalho trata do desenvolvimento e da aplicação do produto educacional intitulado Radiações Ionizantes e suas aplicações no contexto do ensino de Ondas com uma abordagem multidisciplinar e integrada a campanha de ...
-
-
Oliveira, Pedro Guilherme Backes de.
(2023)
A presente dissertação versa sobre a introdução da Física Moderna e Contemporânea no
Ensino Médio, através da Física Quântica relacionada aos semicondutores. Para tanto, o trabalho
parte das relações do eletromagnetismo ...
-
-
Jerzewski, Valéria Bonetti
(2015)
Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um ...
-
-
Oliveira, Jader Rodrigues Sousa
(2020)
Nos últimos anos, cada vez mais projetos tem surgido para tornar a disciplina de Física mais agradável/proveitosa aos alunos do Ensino Médio, sendo essa uma das disciplinas que os alunos, em sua maioria, menos gostam. Com ...
-
-
Raubach, Marcos Antonio Gruppelli
(2018)
Neste trabalho procuro criar uma Sequência de Ensino Investigativo para estruturar o conteúdo sobre eletromagnetismo. Acredito que este conteúdo está bastante relacionado com o nosso cotidiano. Considerando que os alunos ...
-
-
Oliveira, Anderson Castro de
(2018)
Este trabalho traz resultados de uma dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Polo 21, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG a qual teve como objetivo central, investigar como o Ensino de ...
-
-
Martinez, Cristiane
(2018)
No presente trabalho apresento uma sequência didática, que foi implementada em turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Rio Grande. Com o objetivo de buscar inovações ...
-
-
Pires, Jankiel Robert Lopes
(2019)
Este trabalho busca algo fundamental na docência: a melhoria da prática daquele que ensina e está sempre aprendendo. Neste sentido, este quis se enveredar por um caminho que se aproximasse o máximo possível da pedagogia ...
-
-
Schroeder, Claudio de Werk
(2016)
Este trabalho é o resultado da aplicação de uma Sequência Didática, intitulada:
“INDO ALÉM DAS TRÊS FASES DA MATÉRIA”. Esta sequência didática foi aplicada à estudantes de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do ...
-
-
Bexiga, Victor Sardinha
(2015)
Nesta dissertação relatamos a experiência da aplicação do produto educacional "Ensinando Física com Foguetes de Água e utilizando TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) através de uma proposta multidisciplinar" a ...
-
-
Rodrigues, Marco Aurélio Torres
(2015)
Não é segredo que docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) trabalham
com todas as disciplinas e que a maioria destas professoras é oriunda dos cursos de
Pedagogia. Com um pouco de cuidado na análise da ementa ...
-
-
Farias Júnior, Clark Ferreira
(2018)
Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional ...
-
-
Menezes, Fábio Machado de
(2019)
Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de uma situação de estudo sobre Física daAtmosfera, através da contextualização. Foram elaborados planos de aula voltados para o 2º ano do ensino médio, buscando a ...
-
-
Ávila, Daniel da Silva de
(2016)
Esta atividade tem por objetivo apresentar um jogo de cartas projetado
com a finalidade de ser mais um recurso voltado a cativar a atenção de alunos
para o estudo da física. Embora exista uma extensa lista de jogos que ...
-
-
Damasceno, Julio Cesar Gonçalves
(2016)
Neste trabalho, buscamos apresentar a Astronomia como tema motivador para o ensino
de Física e Ciências, assim se configurando em um facilitador nos processos de
ensino/aprendizagem. Ao elencar alguns dos problemas ...
-
-
Jerzewski, Valéria Bonetti
(2015)
Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino
Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a
opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um ...
-
-
Fiuza, Graciela Sasso
(2016)
A importância de reformular os métodos de ensino e aprendizagem, a necessidade de estabelecer um ensino de qualidade em que os estudantes deixem de ser passivos e se tornem pessoas observadoras e críticas faz-se considerar ...
-
-
Torma, Edilson da Silva
(2015)
Esta dissertação de mestrado apresenta compreensões sobre a constituição e a implementação de um produto educacional - uma sequência didática investigativa em circuitos elétricos para o ensino médio. Uma proposta didática ...