-
-
Pereira, Cleyton Feitosa; Lage, Allene Carvalho
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-02)
Através de uma pesquisa bibliográfica, com foco nas obras “Educação como
Prática da Liberdade” e “Pedagogia do Oprimido”, tecemos reflexões e conexões entre o
pensamento freireano e a luta cotidiana do Movimento LGBT. ...
-
-
Tolentino, Juliana Gonçalves
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-07)
O presente trabalho visou abordar alguns apontamentos sobre o problema do negro
no Brasil, num plano mais geral, e a questão das mulheres negras, de maneira mais
específica, através do pensamento da intelectual negra ...
-
-
França, Fabiane Freire; Felipe, Delton Aparecido
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05)
O objetivo deste artigo consiste em analisar os discursos de gênero e raça de docentes
da Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais, do
Estado do Paraná-Brasil. Os dados apresentados foram ...
-
-
Polizel, Alexandre Luiz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-05)
Este trabalho tem por objetivo traçar considerações acerca da constituição de
relatos formativos de um corpo negro, mulher trans e pedagogo em sua trajetória nos
espaços educacionais. Faz-se isto sob a perspectiva ...
-
-
Figueiredo, Roniel Santos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-09)
As discussões sobre história e cultura africana e afro-brasileira entraram no currículo
escolar de maneira mais enfática após a lei 10639/2003. Contudo, tendo em vista o
contexto histórico eurocêntrico que faz parte da ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel; Gonçalves, Aracely Mehl
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Esta pesquisa parte da revisão bibliográfica pertinente ao gênero no viés da educação e
busca discutir as relações de gênero no espaço da Educação Infantil. No tocante ao
gênero, voltamos os olhares para três livros da ...
-
-
Silveira, Natália Prestes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Vemos que a internet tem feito, cada vez mais, parte do cotidiano de crianças e jovens,
atuando na sua educação. Diante disso, o site da Barbie constitui um dos muitos sites de
entretenimento disponíveis para esse público. ...
-
-
Zacarias, Alexandre; Oliveira, Elizabete Maria de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Este artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e
família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola
de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo ...
-
-
Martins, Kátia Batista; Ribeiro, Cláudia Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado, que investigou os processos
educativos desencadeados numa brinquedoteca, com foco nas relações de gênero e
sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa ...
-
-
Pires, Marisa Barreto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades
desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano ...
-
-
Ferreira, Gisele Martins; Silva, Andréia Alves Correa da; Amaral, Angélica do Nascimento
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são
submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do
presente trabalho é apresentar uma metodologia de problematização ...
-
-
Pavei, Katiuci; Pereira, Camila Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-11)
Esta experiência docente sobre violência contra mulheres foi realizada na EJA.
Apresentaremos o uso didático de uma música como naturalizadora de práticas
violentas. As/os estudantes demonstraram criticidade, aversão, ...
-
-
Paixão, Márcia Eliane Leindcker da; Stock, Brunna Sordi; Silva, Caroline Silva da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-06)
Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina
Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo
aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa
Maria/RS. ...
-
-
Frick, Loriane Trombini; Mouro, Karianny Aparecida Gerotto del; Kiessow, Alysson Mateus Rabelo; Prochnow, Ígor; Coldebella, Joyce; Neves, Leidyane Tiberio
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este trabalho visa descrever as ações de um projeto de extensão, dentro da universidade,
que tem por objetivo construir ações, a partir da interação dialógica com a comunidade,
para a promoção da equidade de gênero e da ...
-
-
Silveira, Verônica Canteiro
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
O presente relato busca divulgar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas aulas de
História sobre as questões de gênero, com o intuito de proporcionar discussões que
permitam refletir sobre o tema, buscando a igualdade ...
-
-
Araújo, Jonas Mateus Ferreira; Silva, Wanderson Diogo Andrade da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente relato é fruto do Projeto Educação, Gênero e Sexualidade – PEGS, que
consistiu em uma pesquisa-ação desenvolvida durante os anos de 2015 a 2017 na escola
Liceu de Iguatu – CE com o objetivo de compreender como ...
-
-
Rodrigues, Walace; Sousa, Jane Guimarães; Andrade, Karylleila dos Santos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Este artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como
fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. A pesquisa para
esse artigo foi qualitativa, partindo de ...
-
-
Soares, Rodrigo Lemos; Cavalheiro, Ariana Souza; Bussoletti, Denise Marcos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Entendendo que os Terreiros de Quimbanda como espaços educativos, esta pesquisa
aponta resultados de análises de seis visitas a dois Centros Espíritas de Quimbanda do
município do Rio Grande, Rio Grande do Sul. O objetivo ...
-
-
Reis, Neilton dos; Leal, Leandro; Castro, Roney Polato de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Esse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em Educação
que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero
(feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da ...
-
-
Agreli, Milene Soares; Bruns, Maria Alves de Toledo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este artigo é uma revisão bibliográfica realizada durante a tese de doutorado A inclusão
da diversidade sexual na Universidade, desenvolvida no Programa de Pós-graduação
em Psicologia da FFCLRP/USP. Propomos neste artigo ...