-
-
Sá-Silva, Jackson Ronie; Silva, Raimundo José Pereira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as
ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas
em materiais bibliográficos cuja centralidade ...
-
-
Pedra, Gabrielle Farias
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
As crianças, cada vez mais, estão se apropriando das diferentes tecnologias, sendo a
plataforma YouTube uma delas. Ao se tornarem youtubers, as crianças produzem
vídeos e apresentam suas experiências e, nessa dinâmica, ...
-
-
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Marcondes, Gláucia Siqueira; Taylor, Jeanne Corrêa Vieira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O presente trabalho busca discutir e problematizar a produção discursiva dos sujeitos e a
sua relação com as subjetividades, pensando os discursos que circunscrevem as relações
de gênero e as sexualidades e que organizam ...
-
-
Campos, Mariana de Lima
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática das violências
contra as mulheres nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir
dos princípios epistemológicos de estranhamento ...
-
-
Oliveira, Ribamar José de; Fortes, Lore
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
A partir do pensamento de Albuquerque Junior (2013) sobre a comemoração como a
experiência de um tempo fronteiriço e diante das reflexões de Barroso (2018) sobre o
riso do brincante nas cenas de Reisado nordestino, o ...
-
-
Batista, Ana Carolina e Souza; Carvalho, Bruno Machado de Souza; Franco, Heloísa de Lima Alves; Alvarenga, Hugo Horta Tanizaka de Alvarenga; Laurindo, Jeferson Ulisses Barreto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-06)
O presente artigo buscou investigar como o atendimento psicológico é conduzido ao
público LGBTI+, tendo em vista o Código de Ética Profissional para nortear seu exercício
clínico que estabelece normas de atuação para os ...
-
-
Gonini, Fátima Aparecida Coelho; Petrenas, Rita de Cássia; Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12)
Buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, caracterizado
como curso feminino, nas últimas décadas, em nosso país. Para atingir o objetivo,
realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos um ...
-
-
Nascimento, Stefany Silva do; Santos, Odair José Silva dos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em
formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um
elemento primordial para que haja a significação ...
-
-
Ramos, Edimauro Matheus Carriel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07)
O presente estudo se embasa na revisão bibliográfica e em um relato de experiência
sobre a inserção da temática gênero no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas
de Itararé (FAFIT), no interior de São Paulo. Os dados ...
-
-
Vieira, Hamilton Edio Santos; Ribeiro, Paulo Rennes Marçal
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O texto propõe pensar a diversidade sexual a partir da perspectiva dos saberes docentes,
procurando apontar uma possível leitura da relação entre ambos a partir de narrativas
docentes. Ao se pensar os saberes docentes ...
-
-
Simões, Aline Giorgis Santos; Voss, Dulce Mari Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da
Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho
Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da ...
-
-
Neumann, Patrícia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Gênero e altas habilidades/superdotação (AH/SD), juntos, é um tema contemporâneos
na educação e sociedade. Assim, o objetivo deste texto foi pensar sobre a desigualdade
de gênero nas AH/SD. O método foi bibliográfico, a ...
-
-
Friederichs, Marta; Soares, Rosângela
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
Este texto, ao tomar como ponto de apoio uma cena de um audiovisual, promove um
exercício de pensamento sobre temas como violência e diversidade de gênero e
sexualidade no cotidiano da educação básica. Mesmo que esses ...
-
-
Vargas, Juliana Ribeiro de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
Analiso, neste estudo, discursos circulantes nos processos de escolarização da
população feminina encaminharam um modo específico para que meninas e jovens
constituíssem determinados comportamentos entendidos como adequados ...
-
-
Padilha, Lucia Mara de Lima; Dainelli, Elisângela Avelar; Silva, Márcia Barbosa da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-02-07)
Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada
com alunas dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2016. O ...
-
-
Biazus, Paula Hosana Silveira; Brancher, Vantoir Roberto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-12-11)
O presente escrito trata-se de um levantamento bibliográfico, tendo por objetivo analisar
as produções do “GT-23: Gênero, Sexualidade e Educação” das reuniões anuais da
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em ...
-
-
Almeida Filho, Carlito Lins de; Silva, Jhonattan William Cardoso
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12-07)
Através deste ensaio, buscamos um diálogo interdisciplinar entre a filosofia e as
ciências sociais, buscando uma conceituação destas ditas juventudes, a maneira nas
quais se comportam, buscando sempre aproximação a ...
-
-
Machado, Gabriella Eldereti; Oliveira, Valeska Maria Fortes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
Este artigo se propõe com base nos estudos de Cornelius Castoriadis sobre Imaginário
Social discutir e aproximar-se da relação entre o instituído e instituinte para
problematizar as questões de gênero e diversidade sexual ...
-
-
Silva, Peterson Fernando Kepps da; Maximilla, Naiana Ribeiro; Schwantes, Lavínia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido em uma turma de
8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Pelotas, RS. Um
dos autores é professor da disciplina de Ciências ...
-
-
Nascimento, Diego Ebling do; Afonso, Mariângela da Rosa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-07-20)
Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida
de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em
educação física e trabalham com dança. Por meio de ...