-
-
Liebgott, Camila Bonin; Weiss, Raquel
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo analisa como, no espaço escolar, fomenta-se ou contesta-se a lesbofobia a
partir de narrativas de professoras lésbicas. Como base teórica, recorre-se a discussões
do campo da Sociologia da Moral, bem como ao ...
-
-
Euzébio, Felipe Aurélio
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Neste artigo busco, entre tantas coisas, propor uma nova perspectiva sobre as múltiplas
formas em que as masculinidades se apresentam no ambiente escolar. Dando corpo ao
texto e a discussão a partir de uma autoetnografia, ...
-
-
Morando, André; Souza, Nadia Geisa Silveira de; Santos, Paloma Nascimento dos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo
virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas à Educação Infantil. Para conhecer os
sentidos atribuídos às famílias pelo ...
-
-
Silva, Silas Veloso de Paula
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-07-16)
Este trabalho teórico-político discute a “ideologia de gênero” como um elemento discursivo
de articulação transnacional. Nele, pretende-se abordar origem e constituição da mesma
enquanto instrumento retórico que, desde ...
-
-
Lima, Cristiane Pereira; Lacerda, Léia Teixeira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações
de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem
o seu “Outro”. Para tanto, foram ...
-
-
Santos, Hugo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Um pouco por todo o mundo ocidental multiplicam-se iniciativas e esforços para incluir
temas relativos à diversidade de género e sexual nas políticas educativas e
consequentemente nos currículos escolares. Contudo, muito ...
-
-
Souza, Elaine de Jesus; Rocha, Eugerbia Paula da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A Educação Sexual constitui um campo transdisciplinar que abrange discursos sobre
sexualidade e gênero entremeados na cultura e relações de poder. O objetivo foi
problematizar o/s modo/s de incorporação (ou não) da ...
-
-
Bortolozzi, Ana Cláudia; Vilaça, Teresa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A Educação Sexual é uma dificuldade para muitos professores nas escolas inclusivas.
Este estudo investigou as possíveis atitudes de 55 professores portugueses diante de seis
situações projetivas envolvendo o público alvo ...
-
-
Siqueira, Juliana Salles de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Incitado pela necessidade de reflexão frente à polêmica pública decorrente
da presença de crianças e imagens de infâncias em proposições artísticas realizadas no
Brasil em finais de 2017, o presente artigo aponta para a ...
-
-
Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Nossa pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: Como docentes lidam com as
questões de diversidade de gênero e sexual na escola, após terem participado de um
curso de formação envolto nessas temáticas? Nós nos enveredamos ...
-
-
Xavier Filha, Constantina
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O artigo discute presenças e ausências de direitos humanos no texto da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) de 2017, procurando saber como tal temática é enfocada no
documento e que outros documentos legais e oficiais ...
-
-
Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira; Ramalho, Carla Chagas; Matos Sobrinho, José de Andrade
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O gênero e suas expressões ocorrem através de construções sociais em diversos espaços,
incluindo a escola. Com este entendimento, esta pesquisa teve como objetivo analisar
como professoras(es) de Educação Física encaram ...
-
-
Silva, Silas Veloso de Paula; Alves, Isabella Nara Costa; Vidal, Fernanda Barreto Gueiros
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa (exploratória) que discute a
“Ideologia de Gênero” e o “Movimento Escola sem Partido” enquanto elementos
discursivos inseridos em um campo de articulação transnacional. ...
-
-
Kauffman, Leci; Luz, Fernando Albuquerque
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A sexualidade é um assunto de grande importância no ambiente escolar e a Educação
Sexual é um anseio e um direito dos adolescentes em idade escolar podendo auxiliar na sua
formação, tornando-os críticos e conscientes de ...
-
-
Bahiana, Mariane de Almeida; Brito, Leandro Teofilo de; Fonseca, Michele Pereira Souza da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil,
problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero”
afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. ...
-
-
Dal'Igna, Maria Cláudia; Scherer, Renata Porcher
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo examina os modos de constituição do trabalho docente no contexto
brasileiro. Para tanto, realiza-se a análise de uma obra publicada no ano de 1982 e parte
do material empírico produzido em um grupo focal com ...
-
-
Baptista, Bruna Cruz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-01-15)
A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no
livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de
história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero ...
-
-
Almeida, Maria Rozana Rodrigues de; Ribeiro, Paula Regina Costa; Vilaça, Teresa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O presente artigo tem, como foco, analisar as dificuldades e os obstáculos encontrados
nas narrativas de mulheres cientistas, em um ambiente inóspito, de difícil acesso e
majoritariamente masculino, como o Continente ...
-
-
Cruz, Purificación Cruz; Torres, Javier Rodríguez; Pavón, Silvia Martín
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Um artigo baseado em pesquisa de co-educação é apresentado, para verificar se
comportamentos discriminatórios ocorrem em crianças na educação infantil. A professora
dos 22 alunos (11 meninos e 11 meninas) de 4 a 5 anos, ...
-
-
Villagrán, Analia Beatriz; Godoy, Marcela Edith
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este artigo procura reconstruir o processo de formação da Aula Aberta: Aborto a partir de uma
abordagem social dos Direitos e Saúde Integral na Universidade Nacional de Salta, Argentina.
Utiliza um análise de documentos ...