-
-
Fernández, Raquel Segura
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O presente texto convida toda a comunidade educacional a parar de refletir a partir de uma
perspectiva feminista e inclusiva da pedagogia, a agir diante de um sistema educacional
reprodutivo de modelos heteronormativos-binários. ...
-
-
González, Soraya Calvo; Gómez-Beltrán, Ivan; Fernández-Fernández, Diego
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Apresenta-se uma visita analítica, orientada para levantar alguns determinantes que
configuram os processos de auto-representação e relação nos espaços digitais e que
estabelecem as bases teóricas de uma abordagem didáctica ...
-
-
Ocio, Ainhoa Resa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O modelo escolar que a sociedade demanda e que valoriza a igualdade de gênero e o
desenvolvimento dos alunos além dos estereótipos tradicionais de gênero é o modelo
co-educacional. O pátio da escola não tem sido considerado ...
-
-
Hernández, Alicia Bernardos; Martiínez-Martín, Irene; Canales, Irene Solbes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este artigo descreve o projeto desenvolvido desde 2017 numa escola secundária pública
da Comunidade de Madrid. O objetivo do projeto é introduzir gradualmente a ética do
cuidado na organização do centro. Presta atenção ...
-
-
Colling, Ana Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este texto tem como proposta uma análise histórica da violência contra a mulher, como
consequência do patriarcado, corporificado nos aparatos jurídicos que lhe deram
legitimidade, longevidade e naturalização no corpo ...
-
-
Simón, Carlos Sanz; Velasco, Miriam Sonlleva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
A ditadura de Franco foi um período de reconfiguração do papel da mulher na
sociedade. Sob a proteção do nacionalcatolicismo, a Espanha mergulhou em uma
ditadura de quarenta anos que devolveu as mulheres ao modelo ...
-
-
Ytarte, Rosa María Marí; Barroso, Rut Barranco; Ruiz, Natalia Hipólito
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O texto parte da premissa de conceber a literatura infantil como um poderoso
instrumento educativo para as crianças e, no que se refere ao gênero e à construção de
identidades, da concepção de que as histórias são ou ...
-
-
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Venturin, Ana Beatriz; Longhitano, Bianca; Leite, Márcia Gabriela Ribeiro; Gravalos, Nathalia Macedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Os contos de fadas, ao longo dos tempos, influenciam sobre os padrões sociais na infância.
Esta pesquisa qualitativa documental, analisou a figura da mulher em princesas de três
filmes infantis da Disney: “Branca de Neve ...
-
-
Tamiozzo, Jéssica; Schwengber, Maria Simone Vione; Borges, Robson Machado
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Considerando a necessidade de a Educação Física (EF) escolar tematizar as questões de
gênero na prática esportiva, este estudo tem como objetivo descrever os principais resultados
do desenvolvimento de uma unidade de ...
-
-
Montesino, Susana Valverde; Parra, Jesús Miguel; Estrada, María Luisa Calatayud; Cino, Griselda Sofía Kozak
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este artigo analisa o posicionamento das famílias face à igualdade de género com base em
três tipos de atitudes (bloqueio, adaptativa e co-educacional). Para tal, foram analisadas as
respostas obtidas por 83 pais e 92 ...
-
-
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila; Procasko, Josiane Carolina Soares Ramos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Compreendemos o espaço escolar como sendo reprodutor de desigualdades estruturais de
toda ordem social, especialmente na perpetuação de práticas discriminatórias contra
grupos socialmente vulnerais, como é o caso dos/as ...
-
-
Nascimento, Thatiane Oliveira; Silva, Ana Paula Bispo da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Estudos sobre gênero têm destacado a necessidade de rever práticas pedagógicas de
forma a refletir sobre a igualdade de direitos em sala de aula. Este trabalho apresenta um
relato de experiência que teve como objetivo ...
-
-
Zimmermann, Tânia Regina; Machado, Aline Alves
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Este artigo analisa filmes animados da Disney enquanto fontes de pesquisa, nos quais o
objeto são doze princesas (enquanto personagens protagonistas e simbólicas dos
femininos). Considerando-se que os filmes animados são ...
-
-
Thisoteine, George Miguel; Canasiro, Vitor Hugo Rossetti; Tanaka, Brenda Sayuri; Bortolozzi, Ana Cláudia; Gellis, Andre Luiz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Os atuais discursos da masculinidade surgidos nos meios virtuais tornaram-se veículos de propagação de ódio às mulheres e de uma conduta nociva aos próprios homens. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório, teve ...
-
-
Fonseca, Thomaz Spartacus Martins; Mazzei, Luiz Davi; Machado, Nathalye Nallon
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Neste artigo abordamos as construções de gênero, buscando analisar as normas sociais
implícitas que fazem com que possamos ser reconhecidos como homens ou mulheres.
Tais normas se constituem num currículo, tal como ...
-
-
Thürler, Djalma
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O texto demonstra como a masculinidade, suas mudanças e transformações ocorridas na
contemporaneidade, são revistas, repensadas e reencenadas a partir da série cômica
brasileira “Homens?” (Amazon Prime Video/2019). Nesse ...
-
-
Aymone, Betina; Medina, Isadora Marcon
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O estudo intencionou investigar marcadores de gênero presentes nos processos de
socialização de crianças entre seis e sete anos de idade, estudantes do primeiro ano do
Ensino Fundamental, e seu reflexo no ambiente escolar. ...
-
-
Oliveira, Thais Villa; Prado, Vagner Matias do
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Nos valendo dos artefatos culturais como parte dos mecanismos de (re)construção das
masculinidades, objetivamos, neste artigo, problematizar algumas representações de
masculinidades expressas no seriado Chapolin, bem ...
-
-
Monteverdi, Camila Carreira; Acrani, Simone; Araujo, Carlos Henrique Medeiros de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Conhecer a fisiologia e a saúde reprodutiva feminina permitem autonomia para agir de
forma crítica e segura em relação as escolhas sexuais, possibilitando opções
corretas frente às infecções sexualmente transmissíveis ...
-
-
Almeida, Saionara Vitória de; Quadrado, Raquel Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O artigo discute as relações familiares das produções cinematográficas “Minha mãe é
uma peça” e “Minha mãe é uma peça 2”. Os filmes têm como protagonista o ator Paulo
Gustavo – Dona Hermínia - que diz que as obras são ...