-
-
Freitas, Gleissiano Ruan de; Maio, Eliane Rose
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
No presente artigo, analisamos as representações de masculinidade nos filmes da
franquia American Pie, desconsiderando os spin-offs. Para tal, dissertamos sobre a
personalidade dos cinco principais personagens, e logo ...
-
-
Friederichs, Marta
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Nesse artigo, interessa pensar o cinema hollywoodiano da década de 1950 como capaz de
ensinar modos de ser e estar no mundo, de produzir e significar o corpo como feminino.
Para tal propósito, a partir da análise de duas ...
-
-
Bacarin, Telma Iara; Xavier Filha, Constantina
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
A pesquisa teve como fontes filmes de animação da Barbie produzidos de 2001 até
2012. O objetivo foi identificar as possibilidades de vivências de feminilidades, bem
como as de resistências a modelos únicos. As questões ...
-
-
Tavares, Olívia Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
A partir de uma perspectiva dos estudos culturais e de gênero pós-estruturalistas, neste
artigo foi proposto a análise de um roteiro construído para as feminilidades representadas
como “vilãs’ nos filmes Espelho, espelho ...
-
-
Ramos, Edimauro
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O presente artigo busca, por meio de articulações com as pedagogias culturais e as
pedagogias de gênero, explorar a construção narrativa de Xianniang, nova personagem
presente no live action de Mulan (2020), baseado na ...
-
-
Souza, Carla Araujo de; Oliveira, Rosemary Rodrigues de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O artigo analisa cenas do filme “Mulher-Maravilha” (2017), visando o trabalho com
gênero e sexualidade em sala de aula. Entendemos que os padrões de gênero e
sexualidade sofrem manutenção a partir de um conjunto sustentado ...
-
-
Romero, Jéssica Fiorini; Baliscei, João Paulo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Em um recorte de três personagens que compõem as animações Os Incríveis (2004;
2018) - Helena, Violeta e Evelyn -, percebemos que há caracterizações específicas e
distintas na formação de suas feminilidades. Sendo elas ...
-
-
Sales, Tiago Amaral
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Batimentos que se aceleram em meio a festas, protestos, transas, hospitais, laboratórios,
velórios, casas e ruas, entre celebrações, desejos, lutos e lutas. Este artigo busca
cartografar o filme francês “120 Batimentos ...
-
-
Oliveira, José Alves de; Bezerra, Fábio Alexandre Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Esta pesquisa, como um posicionamento acadêmico e político que se alinha a valores
próprios de uma sociedade democrática, é uma resposta às tentativas de silenciamento e
de aniquilação da comunidade LGBTQIA+ no contexto ...
-
-
Silva Junior, Alcidesio Oliveira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Um corpo minúsculo adentra a sala de aula. Contrastando com sua presença acanhada,
uma lufada de desordem é provocada por Mário e seu vestido cor-de-rosa, dando luz a
um silêncio atônito, assaltado, da ordem do ineditismo. ...
-
-
Fernandes, Ítalo; Desidério, Ricardo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Hoje, na contemporaneidade, observamos que as vivências sexuais de homens com
HIV/AIDS que fazem sexo com homens, permanece pautada em tabus, estereótipos e
desinformação, causando nessa população, desconforto e negação ...
-
-
Figueiredo, Roniel Santos; Souza, Lais Machado de; Silva, Erlon Dias; Santos, Beatriz Rodrigues Lino dos; Souza, Marcos Lopes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Neste artigo refletimos a respeito da relação entre homossexualidades, religião e currículo, colocada em movimento a partir do filme “O padre”, cuja discussão foi realizada em um dos módulos de um curso de extensão sobre ...
-
-
Santos, Silmara Aparecida dos; Santos, Vinícius Rangel dos; Ferrari, Anderson
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é
problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na
perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer ...
-
-
Almeida, Edson Leandro de; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
A educação para a sexualidade tem sido in(ex)cluída do currículo da escola brasileira,
limitando-se ou ao ensino de Biologia, ou a projetos específicos, permanecendo o
desafio da abordagem transversal indicada nas últimas ...
-
-
Cruz, Pâmela Suelen Gama da; Altmann, Helena
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Por meio da análise fílmica da série Atypical, produzida pela Netflix, este trabalho tem
o intuito de indagar como as particularidades do personagem autista Sam Gardner, em
relação a sua sexualidade e forma de socializar-se, ...
-
-
Inocêncio, Adalberto Ferdnando; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Este artigo apresenta uma análise do documentário “Laerte-se” a partir da
problematização da necessidade de um sexo verdadeiro e de modos de afirmação da
identidade transgênera da cartunista Laerte Coutinho. Para tal, ...
-
-
Mikos, Camila Macedo Ferreira; Sierra, Jamil Cabral
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Com aporte teórico-metodológico nos estudos foucaultianos, neste artigo, analisamos os
enquadramentos que ora possibilitaram que a educação sexual aparecesse e/ou
desaparecesse do currículo escolar brasileiro, ora ...
-
-
Silva, Sandra Kretli; Paraíso, Marlucy Alves
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Trata-se de uma pesquisa que buscou compor encontros com professoras com o objetivo
de pensar a força das imagens cinematográficas em redes de conversações na fabulação
de possíveis para a educação. Utiliza como metodologia ...
-
-
Barbosa, Milena de Souza; Miranda, Jade Milena Fonseca de; Bessa, Sônia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo objetiva investigar como as representações de gênero se manifestam na
configuração das relações sociais dos/das estudantes do 4º e 5º anos do Ensino
Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo ...
-
-
Santana, Mauro Simões de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo pretende analisar o fenômeno da neutralização de gênero na língua
portuguesa reivindicado por ativistas do movimento LBTQIA+ como instrumento de
luta por equidade de direitos e contra a discriminação de gênero. ...