-
-
Santana, Emilson Braga; Walczak, Aline Teresinha; Silva, Fabiane Ferreira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
A presente escrita tem o intuito de relatar as experiências de um discente de Ciências da
Natureza – Licenciatura, em uma escola pública do interior do município de
Uruguaiana/RS. A atividade foi denominada “varal das ...
-
-
Martins, Francisco André Silva; Souza, Cirlene Cristina de; Souza, Liliane
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo apresenta experiências do ser e do fazer docente vivenciados por um grupo
de professoras(es) da educação básica na execução de oficinas formativas ofertadas pelo
projeto de extensão universitária denominado ...
-
-
Cardilo, Camila Moura
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a
juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança,
enquanto conteúdo curricular obrigatório da ...
-
-
Silva, Laíne Lopes da; Santos, Claudiene
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Por meio da revisão integrativa, o estudo investiga as representações e
representatividades femininas na série Doctor Who, a partir dos Estudos Culturais e dos
Estudos de Gênero pós-estruturalistas, buscando apresentar ...
-
-
Mendonça, Amanda de; Moura, Fernanda; Aquino, Renata
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este texto parte da concepção de que gênero e sexualidade são partes integrantes do
direito à educação, estabelecido constitucionalmente no Brasil. Essa premissa é
norteadora para as reflexões propostas em relação aos ...
-
-
Vicente, André Luiz Coutinho
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O objetivo deste texto é (re)pensar de forma ensaística sobre como concepções
heteronormativas afetam as vivencias escolares de crianças e adolescentes que
apresentam comportamentos e/ou sexualidades não heteronormativos. ...
-
-
Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; Silva Júnior, José Carlos da; França, Rebecka de; Gomes, Jeam Claude de Souza
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O relato de bullying LGBTQIA+fóbico tem aumentado e pode causar danos persistentes na vida escolar. A LGBTQIA+fobia acontece em diferentes formas, ambientes e grupos sociais, ocorrendo desde às agressões físicas, verbais ...
-
-
Santos, Mariana Carvalho dos; Garcia, Rafael Marques; Iwamoto, Thiago Camargo; Pereira, Erik Giuseppe Barbosa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Objetivamos analisar o discurso de professores/as de Educação Física em formação
sobre a legitimidade da/na participação da atleta trans Tifanny Abreu no voleibol
feminino, a partir de comentários em um grupo no Facebook. ...
-
-
Souza, Túlio Vinícius Andrade; Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
A partir de digressões sobre o modelo do ensino jurídico vigente no Brasil e, ainda,
considerando os debates midiáticos, legislativos e o acionamento da esfera jurídica para
tutelar encadeamentos da chamada “cura gay”, ...
-
-
Xavier, Glaucia Marques; Camargo, Tatiana Souza de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O consentimento é um conceito chave quando falamos em violência e em relações
afetivo-sexuais. No entanto, pouco é discutido sobre o que ele significa, em que
situações é utilizado e de que maneira. Este texto traz pistas ...
-
-
Quaresma, José Wilker Machado; Lima, Rafael Barreto; Ferreira, Gerlane da Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de
sujeitos conscientes diante do contexto de disputas políticas e ideológicas que geram
retrocessos no currículo educacional brasileiro. ...
-
-
Mota, Gabriel Batista; Coimbra, Renata Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O presente artigo tem como objetivo geral compreender as concepções dos(as)
profissionais estaduais de educação atuantes em uma cidade de médio porte no interior
sudoeste paulista sobre a diversidade sexual no ambiente ...
-
-
Bastos, Ludimila Corrêa; Eiterer, Carmem Lucia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento.
A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras
que dão suporte as análises são principalmente ...
-
-
Dias, Guilherme José Parisi
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Partindo do pressuposto epistemológico de que subjetividade e objetividade constituemse dialética e concomitantemente, este artigo teórico objetivou apropriar-se do conceito
de sofrimento ético-político, criado pela teórica ...
-
-
Cruz, Andrey Gabriel Souza da; Baliscei, João Paulo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O objetivo deste trabalho é debater sobre representações de negritude na cultura visual
contemporânea em articulação com espaços escolares. Para tanto, tomamos como
referencial e objeto de análise as visualidades ...
-
-
Oliveira, Fabio Alves Gomes; Pereira, Renato Amantino
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo visa analisar o contexto geral de ataques às Universidades Públicas
brasileiras a partir do ano de 2018, e como eles podem estar intimamente associados às
violências LGBTIfóbicas em ambientes digitais de ...
-
-
Hatje, Luis Felipe; Magalhães, Joanalira Corpes; Ribeiro, Paula Regina Costa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O artigo tem como objetivo investigar como a escolha por um nome civil por sujeitos
trans está relacionada com os processos de subjetivação que engendram discursos e
práticas constitutivas dos sujeitos. Para tanto, ...
-
-
Silva, Marcos Antonio Batista da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo analisa discursos de estudantes universitários autodeclarados negros de uma
universidade pública brasileira, à luz dos estudos das relações étnico-raciais. A coleta de
dados qualitativos e a análise dialoga ...
-
-
Gonçalves, Manoela de Calazans; Guizzo, Bianca Salazar
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Pensando a Internet enquanto espaço educativo onde não apenas experiências, mas
representações são compartilhadas, o ambiente virtual se mostra como potente campo de
pesquisa para pensar o gênero não-binário. Por outro ...
-
-
Santos, Marina Silveira Bonacazata; Miesse, Maria Carolina; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-05-23)
Analisam-se questões relacionadas ao gênero e à sexualidade frente ao Movimento
Escola sem Partido (MESP) e impactos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A pesquisa foi de cunho qualitativo, teórico-bibliográfico e ...