-
-
Silva, Silas Veloso de Paula; Alves, Isabella Nara Costa; Vidal, Fernanda Barreto Gueiros
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa (exploratória) que discute a
“Ideologia de Gênero” e o “Movimento Escola sem Partido” enquanto elementos
discursivos inseridos em um campo de articulação transnacional. ...
-
-
Kauffman, Leci; Luz, Fernando Albuquerque
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
A sexualidade é um assunto de grande importância no ambiente escolar e a Educação
Sexual é um anseio e um direito dos adolescentes em idade escolar podendo auxiliar na sua
formação, tornando-os críticos e conscientes de ...
-
-
Bahiana, Mariane de Almeida; Brito, Leandro Teofilo de; Fonseca, Michele Pereira Souza da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil,
problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero”
afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. ...
-
-
Dal'Igna, Maria Cláudia; Scherer, Renata Porcher
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo examina os modos de constituição do trabalho docente no contexto
brasileiro. Para tanto, realiza-se a análise de uma obra publicada no ano de 1982 e parte
do material empírico produzido em um grupo focal com ...
-
-
Baptista, Bruna Cruz
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-01-15)
A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no
livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de
história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero ...
-
-
Almeida, Maria Rozana Rodrigues de; Ribeiro, Paula Regina Costa; Vilaça, Teresa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O presente artigo tem, como foco, analisar as dificuldades e os obstáculos encontrados
nas narrativas de mulheres cientistas, em um ambiente inóspito, de difícil acesso e
majoritariamente masculino, como o Continente ...
-
-
Cruz, Purificación Cruz; Torres, Javier Rodríguez; Pavón, Silvia Martín
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Um artigo baseado em pesquisa de co-educação é apresentado, para verificar se
comportamentos discriminatórios ocorrem em crianças na educação infantil. A professora
dos 22 alunos (11 meninos e 11 meninas) de 4 a 5 anos, ...
-
-
Villagrán, Analia Beatriz; Godoy, Marcela Edith
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este artigo procura reconstruir o processo de formação da Aula Aberta: Aborto a partir de uma
abordagem social dos Direitos e Saúde Integral na Universidade Nacional de Salta, Argentina.
Utiliza um análise de documentos ...
-
-
Fernández, Raquel Segura
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O presente texto convida toda a comunidade educacional a parar de refletir a partir de uma
perspectiva feminista e inclusiva da pedagogia, a agir diante de um sistema educacional
reprodutivo de modelos heteronormativos-binários. ...
-
-
González, Soraya Calvo; Gómez-Beltrán, Ivan; Fernández-Fernández, Diego
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Apresenta-se uma visita analítica, orientada para levantar alguns determinantes que
configuram os processos de auto-representação e relação nos espaços digitais e que
estabelecem as bases teóricas de uma abordagem didáctica ...
-
-
Ocio, Ainhoa Resa
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O modelo escolar que a sociedade demanda e que valoriza a igualdade de gênero e o
desenvolvimento dos alunos além dos estereótipos tradicionais de gênero é o modelo
co-educacional. O pátio da escola não tem sido considerado ...
-
-
Hernández, Alicia Bernardos; Martiínez-Martín, Irene; Canales, Irene Solbes
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este artigo descreve o projeto desenvolvido desde 2017 numa escola secundária pública
da Comunidade de Madrid. O objetivo do projeto é introduzir gradualmente a ética do
cuidado na organização do centro. Presta atenção ...
-
-
Colling, Ana Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este texto tem como proposta uma análise histórica da violência contra a mulher, como
consequência do patriarcado, corporificado nos aparatos jurídicos que lhe deram
legitimidade, longevidade e naturalização no corpo ...
-
-
Simón, Carlos Sanz; Velasco, Miriam Sonlleva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
A ditadura de Franco foi um período de reconfiguração do papel da mulher na
sociedade. Sob a proteção do nacionalcatolicismo, a Espanha mergulhou em uma
ditadura de quarenta anos que devolveu as mulheres ao modelo ...
-
-
Ytarte, Rosa María Marí; Barroso, Rut Barranco; Ruiz, Natalia Hipólito
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
O texto parte da premissa de conceber a literatura infantil como um poderoso
instrumento educativo para as crianças e, no que se refere ao gênero e à construção de
identidades, da concepção de que as histórias são ou ...
-
-
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Venturin, Ana Beatriz; Longhitano, Bianca; Leite, Márcia Gabriela Ribeiro; Gravalos, Nathalia Macedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Os contos de fadas, ao longo dos tempos, influenciam sobre os padrões sociais na infância.
Esta pesquisa qualitativa documental, analisou a figura da mulher em princesas de três
filmes infantis da Disney: “Branca de Neve ...
-
-
Tamiozzo, Jéssica; Schwengber, Maria Simone Vione; Borges, Robson Machado
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Considerando a necessidade de a Educação Física (EF) escolar tematizar as questões de
gênero na prática esportiva, este estudo tem como objetivo descrever os principais resultados
do desenvolvimento de uma unidade de ...
-
-
Montesino, Susana Valverde; Parra, Jesús Miguel; Estrada, María Luisa Calatayud; Cino, Griselda Sofía Kozak
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Este artigo analisa o posicionamento das famílias face à igualdade de género com base em
três tipos de atitudes (bloqueio, adaptativa e co-educacional). Para tal, foram analisadas as
respostas obtidas por 83 pais e 92 ...
-
-
Fontoura, Julian Silveira Diogo de Ávila; Procasko, Josiane Carolina Soares Ramos
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Compreendemos o espaço escolar como sendo reprodutor de desigualdades estruturais de
toda ordem social, especialmente na perpetuação de práticas discriminatórias contra
grupos socialmente vulnerais, como é o caso dos/as ...
-
-
Nascimento, Thatiane Oliveira; Silva, Ana Paula Bispo da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Estudos sobre gênero têm destacado a necessidade de rever práticas pedagógicas de
forma a refletir sobre a igualdade de direitos em sala de aula. Este trabalho apresenta um
relato de experiência que teve como objetivo ...