-
-
Santos, Silmara Aparecida dos; Santos, Vinícius Rangel dos; Ferrari, Anderson
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é
problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na
perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer ...
-
-
Almeida, Edson Leandro de; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
A educação para a sexualidade tem sido in(ex)cluída do currículo da escola brasileira,
limitando-se ou ao ensino de Biologia, ou a projetos específicos, permanecendo o
desafio da abordagem transversal indicada nas últimas ...
-
-
Cruz, Pâmela Suelen Gama da; Altmann, Helena
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Por meio da análise fílmica da série Atypical, produzida pela Netflix, este trabalho tem
o intuito de indagar como as particularidades do personagem autista Sam Gardner, em
relação a sua sexualidade e forma de socializar-se, ...
-
-
Inocêncio, Adalberto Ferdnando; Carvalho, Fabiana Aparecida de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Este artigo apresenta uma análise do documentário “Laerte-se” a partir da
problematização da necessidade de um sexo verdadeiro e de modos de afirmação da
identidade transgênera da cartunista Laerte Coutinho. Para tal, ...
-
-
Mikos, Camila Macedo Ferreira; Sierra, Jamil Cabral
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Com aporte teórico-metodológico nos estudos foucaultianos, neste artigo, analisamos os
enquadramentos que ora possibilitaram que a educação sexual aparecesse e/ou
desaparecesse do currículo escolar brasileiro, ora ...
-
-
Silva, Sandra Kretli; Paraíso, Marlucy Alves
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Trata-se de uma pesquisa que buscou compor encontros com professoras com o objetivo
de pensar a força das imagens cinematográficas em redes de conversações na fabulação
de possíveis para a educação. Utiliza como metodologia ...
-
-
Barbosa, Milena de Souza; Miranda, Jade Milena Fonseca de; Bessa, Sônia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo objetiva investigar como as representações de gênero se manifestam na
configuração das relações sociais dos/das estudantes do 4º e 5º anos do Ensino
Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo ...
-
-
Santana, Mauro Simões de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo pretende analisar o fenômeno da neutralização de gênero na língua
portuguesa reivindicado por ativistas do movimento LBTQIA+ como instrumento de
luta por equidade de direitos e contra a discriminação de gênero. ...
-
-
Santana, Emilson Braga; Walczak, Aline Teresinha; Silva, Fabiane Ferreira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
A presente escrita tem o intuito de relatar as experiências de um discente de Ciências da
Natureza – Licenciatura, em uma escola pública do interior do município de
Uruguaiana/RS. A atividade foi denominada “varal das ...
-
-
Martins, Francisco André Silva; Souza, Cirlene Cristina de; Souza, Liliane
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo apresenta experiências do ser e do fazer docente vivenciados por um grupo
de professoras(es) da educação básica na execução de oficinas formativas ofertadas pelo
projeto de extensão universitária denominado ...
-
-
Cardilo, Camila Moura
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O artigo aborda uma discussão acerca do ensino de dança na escola e sua relação com a
juventude, sobretudo no que se refere a educação antirracista e a diversidade. A dança,
enquanto conteúdo curricular obrigatório da ...
-
-
Silva, Laíne Lopes da; Santos, Claudiene
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Por meio da revisão integrativa, o estudo investiga as representações e
representatividades femininas na série Doctor Who, a partir dos Estudos Culturais e dos
Estudos de Gênero pós-estruturalistas, buscando apresentar ...
-
-
Mendonça, Amanda de; Moura, Fernanda; Aquino, Renata
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este texto parte da concepção de que gênero e sexualidade são partes integrantes do
direito à educação, estabelecido constitucionalmente no Brasil. Essa premissa é
norteadora para as reflexões propostas em relação aos ...
-
-
Vicente, André Luiz Coutinho
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O objetivo deste texto é (re)pensar de forma ensaística sobre como concepções
heteronormativas afetam as vivencias escolares de crianças e adolescentes que
apresentam comportamentos e/ou sexualidades não heteronormativos. ...
-
-
Quaresma, José Wilker Machado; Lima, Rafael Barreto; Ferreira, Gerlane da Silva
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de
sujeitos conscientes diante do contexto de disputas políticas e ideológicas que geram
retrocessos no currículo educacional brasileiro. ...
-
-
Mota, Gabriel Batista; Coimbra, Renata Maria
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O presente artigo tem como objetivo geral compreender as concepções dos(as)
profissionais estaduais de educação atuantes em uma cidade de médio porte no interior
sudoeste paulista sobre a diversidade sexual no ambiente ...
-
-
Bastos, Ludimila Corrêa; Eiterer, Carmem Lucia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O texto apresenta análise de dados produzidos no âmbito de pesquisa de doutoramento.
A pesquisa de natureza qualitativa apoia-se em entrevistas semi-estruturadas. As autoras
que dão suporte as análises são principalmente ...
-
-
Dias, Guilherme José Parisi
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Partindo do pressuposto epistemológico de que subjetividade e objetividade constituemse dialética e concomitantemente, este artigo teórico objetivou apropriar-se do conceito
de sofrimento ético-político, criado pela teórica ...
-
-
Cruz, Andrey Gabriel Souza da; Baliscei, João Paulo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
O objetivo deste trabalho é debater sobre representações de negritude na cultura visual
contemporânea em articulação com espaços escolares. Para tanto, tomamos como
referencial e objeto de análise as visualidades ...
-
-
Oliveira, Fabio Alves Gomes; Pereira, Renato Amantino
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-01-28)
Este artigo visa analisar o contexto geral de ataques às Universidades Públicas
brasileiras a partir do ano de 2018, e como eles podem estar intimamente associados às
violências LGBTIfóbicas em ambientes digitais de ...